SPELLING BEE

Cores: preto e amarelo

Símbolos: abelinhas, colméias e as letras do alfabeto

O “Spelling Bee” é um concurso tradicional nos Estados Unidos em que os participantes devem soletrar palavras de uma ampla seleção e conforme a competição vai avançando o grau de dificuldade aumenta.

Chama-se Spelling Bee para fazer um trocadilho com o nome da letra “B” e a palavra abelha em inglês “bee” pois ambas têm o mesmo som.

Considera-se que esta tradição teve origem nos Estados Unidos no início do século 20. O primeiro concurso nacional ocorreu em Washington em 1925 e o vencedor foi Frank Neuhauser de 11 anos.

Nos Estados Unidos este concursos ocorrem anualmente em todos os níveis, desde cada escola, cada cidade e cada estado até o concurso anual chamado Scripps National Spelling Bee que oferece um prêmio em dinheiro para o vencedor.

O concurso nacional é patrocinado pelos jornais de língua inglesa e fundações educacionais e era também transmitido em rede nacional pela ESPN, sendo que desde 2006, os torneios de Spelling Bee Nacionais são transmitidos pela ABC ao vivo. Em 2005 foram incluídos participantes de alguns outros países como Bahamas, Jamaica, Canada, Nova Zelândia e Porto Rico.

A autoridade final para a grafia das palavras é o Webster’s Third New International Dictionary, e a lista de palavras para estudo é disponibilizada pela Scripps, tanto online quanto impressa.